Tríade Para a Harmonia - Tapeçaria - Casa Estilos

Tríade Para a Harmonia – Tapeçaria

15/03/2017

Prosseguindo com a nossa tríade, vamos harmonizar os espaços e a mobilia com algo que já acompanha as civilizações do mundo por milênios! Os tapetes são arte. Narram estórias e histórias e guardam consigo as técnicas de fiar dos artesãos de diversas partes do planeta.

Hoje, ainda encontramos taperçarias feitas do mesmo modo que há séculos se faziam, e há aquelas que são impressas, as fabricadas em grandes escalas por máquinas, com novas texturas e com novos materiais. O fato é que a tecnologia veio pra ficar e não retrocede, mesmo que gastemos tempo em discutir a superioridade ou a inferioridade de um trabalho feito a mão e vários trabalhos feitos por máquinas. A variedade de tapetes agora é maior e cabe a nós sermos seletos na hora da compra.

Vamos conhecer um pouquinho dos nossos objetos nômades, os tapetes!

A História da Tapeçaria

 

 

Como dizemos anteriormente, os tapetes são arte, pois, além de delimitar os espaços eles estão no “pacote” das manifestações de artes visuais. As tapeçarias acompanharam a humanidade em seus grandes impérios por todos os continentes do mundo! Mitologias asiáticas e greco-romanas, fábulas e motivos religiosos indo-europeus e a matemática das formas perfeitas que os árabes tanto buscavam na sua arte (e na sua arquitetura.) puderam ser materializados nos tecidos que ainda fascinam estudiosos e amantes dessa engenhosidade.

Não se sabe ao certo de onde partiu a criação destas obras têxteis, ou se surgiram simultaneamente na medida em que os impérios se relacionavam. O fato é que são documentos e preciosidades da humanidade, que, ainda, ornamentam e delimitam espaços em pisos e em paredes com muita beleza…

Aqui no Brasil, temos como referência de artista e artesã de têxteis a Regina Graz. Que criava, concomitantemente com John Graz e executava todo o fiar dos tapetes. Suas obras são todas inspiradas no Art Déco e, em parte, no modernismo brasileiro. Como podemos ver nas gravuras acima.

 

Tendências

 

Não só o acesso as tapeçarias se tornou mais acessível após a industrialização, no que concerne ao custo e a alta produtividade desses artefatos, mas também temos uma gama de possibilidades do que fazer com este produto. E com a impressão de imagens em têxteis, também tornou o que é acessível para um, aquilo que é acessível para outras três mil pessoas!

Sendo assim, para criar unidade e autenticidade ao ambiente a espontaneidade e a irreverência são as marcas das tendências que estão sendo adotadas hoje. Como, por exemplo, a sobreposição de tapetes e o recorte e a remontagem destes, criando algo inédito, como nas imagens abaixo:

 

 

 

Tamanhos ideais para os tapetes:

 

A exemplo dos tapetes para salas de jantar, o indicado é que estes não se desencontrem dos móveis, nem seja de tamanho inferior a mesa de jantar. Nos quartos, existe mais liberdade. Pois você pode colocar tapetes maiores que a cama (abaixo desta), ou tapetes menores na frente e na lateral da cama, deste que não tenha tamanhos menores que a largura desta.

Não é de bom tom dar números exatos para a relação entre mobília e tapeçaria, a não ser que seja para ambientes mais tradicionais. Pois a ideia das novas tendências é justamente a irreverência e o improviso (ou a ilusão de um improviso!).

 

Por Isabelli Rodrigues
Designer de Interiores
isabellirodriguesdesigner@gmail.com

 

    Fotos:

Notícias Relacionadas

Entre em contato com o Casa Estilos:

Horário de Atendimento:

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00 e Sábados das 09h00 às 12h00

Telefones

(83) 9 8737 0365 / (83) 9 9657 6221