DÊ FUNCIONALIDADE A ESPAÇOS OCIOSOS - Casa Estilos

DÊ FUNCIONALIDADE A ESPAÇOS OCIOSOS

08/11/2016

Tem aqueles espaços em casa que você sempre pensou em criar algo formidável, mas nunca se decidiu sobre o que fazer? Bom, antes de tudo, podemos exemplificar aqui algumas passagens da sua residência que poderiam se tornar espaços de função e também de muita beleza! Observe se tem um bom espaço inutilizado no hall de entrada da casa; na antessala; abaixo das escadas; no lavabo, e avalie de que forma o ambiente que será criado poderá atendê-lo.

Tudo é uma questão de se tornar mais perceptivo e de conhecer suas próprias necessidades. Geralmente, o proprietário da residência não sabe bem materializar um ambiente que imprima as características e as necessidades da família. Para isto, um bom profissional da área pode te ajudar a sintetizar estas com as suas ideias. Selecionamos, aqui, ambientes para te inspirar!

O RECAMIER COMO UM DIVISOR

recamier

O Recamier é uma peça de origem grega, que leva o nome com inspiração em uma socialite do século XVIII, Julie Récamier. Este mobiliário sempre esteve associado aos momentos de descanso, de leitura e de introspecção, sendo usado como os conhecidos divãs. Sendo, portanto, ótima peça para antessalas, quartos e lugares mais privados da casa.

A peça também pode ser usada para demarcar o fim de um ambiente e o início de outro, como a divisão entre a sala de jantar e a sala principal. Caso a residência não esteja bem dividida em cômodos. Já se tornou, também, muito comum usar o Recamier recostado na cama, por vezes, servindo como mesinha.

ADEGA CLIMATIZADA EM LUGARES DE FLUXO

adega

Assim como a biblioteca em uma casa já foi, por séculos, símbolo de status, ter uma adega também nos dá o conforto de possuir uma seleção de vinhos a mão para qualquer ocasião – além de ser um acervo colecionável para os amantes da bebida. Sabemos que algumas circunstâncias podem interferir na qualidade do produto. Temos várias opções de adegas que podem ser criadas em estantes, em pequenos nichos, ou até mesmo na lateral de uma mesa, mas o aconselhável é estar sempre atento ao clima e a iluminação do ambiente que conservará a bebida. É por isso que o indicado é comprar, ou projetar uma adega climatizada sob medida.

No exemplo da imagem, temos uma adega projetada abaixo das escadas com uma mesinha e cadeiras, que criam um ambiente intimista. Normalmente, espaços como os da escada, ou um corredor amplo, por exemplo, passam despercebidos e acabamos por pensar que não temos espaço em casa para criar novas atmosferas.

JARDIM DE INVERNO INTEGRADO A AMBIENTES

jardim

Jardins de inverno são semelhantes a uma estufa, porém têm as suas particularidades. Uma delas é a de estarem sempre anexados aos ambientes internos da casa. É recomendável que se faça um ambiente desses junto a um profissional que entenda de adaptação climática das plantas, se elas absorvem ou mantém o ar umidificado e se a iluminação artificial pode prejudicar no crescimento das plantas. Uma boa pesquisa sobre estes assuntos também é válida!

Quem tem um jardim em casa tem um ambiente que o beneficia em muitos aspectos. As plantas afetam nosso sistema imunológico, são terapêuticas e nos dão conforto ambiental, estabilizando o clima e o ar interno. Anexar o jardim a um dos cômodos da residência pode proporcionar encantamento aos visitantes e momentos de relaxamento, para quem vive uma rotina acelerada e desgastante durante a semana. Uma ótima ideia de se ter um jardim de inverno é anexá-lo ao quarto, ao lavabo, ou no banheiro de uma suíte. Criando um universo tranquilo e paradisíaco que contrasta com o cenário externo da casa.

Certamente, se você se tornar mais perceptivo e criativo, não irá mais se queixar da falta de espaço na sua residência para novas ideias. Use os espaços ociosos com inteligência e conhecendo as reais necessidades que você e a sua família tem. Deixar os espaços mais bonitos e estimulantes é sempre uma boa ideia!

Por Isabelli Rodrigues
Designer de Interiores
isabellirodriguesdesigner@gmail.com

    Fotos:

Notícias Relacionadas

Entre em contato com o Casa Estilos:

Horário de Atendimento:

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00 e Sábados das 09h00 às 12h00

Telefones

(83) 9 8737 0365 / (83) 9 9657 6221