Tríade Para a Harmonia - Iluminação - Casa Estilos

Tríade Para a Harmonia – Iluminação

20/02/2017

 

Hoje, com a primeira parte da nossa tríade, usaremos como pontapé para a harmonização de ambientes a iluminação. Vamos passar algumas noções básicas, a fim de atingir um equilíbrio, no que concerne à proporção da altura, do tamanho e da intensidade luminosa entre os elementos e as luminárias.

Confira, à seguir, ideias que vão mudar o seu jeito de pensar em luminárias. Afinal, estas não se restringem meramente a ornamentos. Qualquer escolha pode oferecer um resultado único!

Conheça um pouco de tudo sobre elas

 

 

Aí você se pergunta: mas, pra quê tantas luminárias diferentes, se todas iluminam? Bem, existem as arandelas; as luminárias de mesa; os lustres; as fitas de LEDs; os spots, e a lista continua linda e longa. Isto por que também não vamos adentrar ao assunto no que se refere ao trabalho do designer de interiores em calcular a densidade luminosa do espaço, com todos os elementos que interferem positiva ou negativamente. É por isto que é muito importante a ajuda de um profissional da área, pois ele saberá exatamente o que adaptar e o que manter para valorizar a luz no ambiente!

Sabemos que existem lâmpadas com cores frias e quentes, as brancas e as amarelas (entre as infinitas possibilidades de cores.) e cada uma tem o poder de alertar, relaxar, dar foco ou de tornar o ambiente elegante.

As arandelas e os spots concentram mais a luz em pontos específicos – assim como também a luz de LED, que além de reter a luz em um ponto nos dá a flexibilidade de estarem em lugares inusitados. Tanto em áreas internas, como em áreas externas. As luminárias de mesa são ideais para espaços como o home office, ou próximas de uma poltrona ou da cama para facilitar o acesso. Por fim, as luminárias pendentes e de chão e os lustres dão o charme e a boa impressão no cômodo, sendo muito mais do que funcionais.

Apesar de que alguns espaços nos exijam um estudo, juntamente com um profissional de interiores, dos elementos podem estar prejudicando o potencial das luminárias, o processo não precisa ser maçante para os envolvidos. É possível sim se divertir criando soluções para espaços, até por que o resultado final mudará a sua interação com eles. Seja criativo, ouse em um material, ou em uma cor, ou em formas, ou os três!

Abaixo, mostramos alguns exemplos que vão te ajudar na hora da compra ou da confecção da sua luminária. Deixando-a na altura certa para as suas necessidades… Pois elas, as luminárias, existem para nos ajudar. Uma decisão não planejada pode fazer o inverso disso. Confira.

Altura para luminárias pendentes:

 

 

Em uma sala de jantar é ideal que se pense em uma distância de 1 metro entre a mesa e a luminária. Em ambientes como quartos, luminária em um criado-mudo, ou uma luminária que esteja em uma mesinha lateral de uma sala mesmo, podemos deixar um espaço de 50 centímetros entre o móvel e a luminária. Este tamanho também se aplica as luminárias de mesa. 😉

Altura para luminárias de chão:

 

 

Não há uma regra muito definida em relação a altura indicada para luminárias de chão. Encontramos estas, geralmente, com tamanhos entre 1 metro e 50 centímetros a 1 metro e 80 centímetros. A liberdade criativa para tal é tanta que algumas são altas, porém, curvadas até o lugar que servirá de foco. Neste caso, o que se pode fazer é repetir a regra dos 50 centímetros de distância entre os objetos e a luminária. Para que não crie desconforto.

 

Por Isabelli Rodrigues
Designer de Interiores
isabellirodriguesdesigner@gmail.com

    Fotos:

Notícias Relacionadas

Entre em contato com o Casa Estilos:

Horário de Atendimento:

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00 e Sábados das 09h00 às 12h00

Telefones

(83) 9 8737 0365 / (83) 9 9657 6221