Saiba como o ambiente de trabalho afeta a produtividade da empresa! - Casa Estilos

Saiba como o ambiente de trabalho afeta a produtividade da empresa!

15/06/2018

Por Suellen Montenegro

Para que uma equipe seja bem-sucedida e produtiva, é necessário que o gestor esteja atento a vários pontos. Entre eles, está a capacidade de fornecer bons feedbacks, oferecer um bom plano de carreira em sua empresa e, inclusive, um ambiente de trabalho confortável e aconchegante.

Um bom líder deve estar sempre atento a qualquer fator que atrapalhe a motivação dos seus colaboradores e às condições que afetam negativamente o rendimento da empresa. Pensando nisso, neste post abordaremos como a estrutura física pode diminuir a produtividade de uma equipe, apresentando soluções para melhorá-la. Continue a leitura!

O mobiliário e a ergonomia

Em uma empresa, os móveis devem se adequar corretamente aos preceitos ergonômicos, possibilitando que os funcionários tenham o conforto necessário para um bom dia de trabalho. É importante, portanto, observar alguns cuidados em relação a eles, como optar por aqueles que tenham certificações que estão relacionadas à ergonomia e à qualidade, como ABNT e ISO 9001.

Uma outra dica fundamental é que a empresa escolha móveis sob medida, pois são construídos de acordo com as mesas e cadeiras dos funcionários, de maneira que o colaborador manterá sempre uma postura correta. Isso faz com que a equipe reduza dores musculares e outros problemas que possam diminuir a produtividade, além de causar prejuízos à saúde.

A estrutura física do espaço

Muito além do que o mobiliário, o local de trabalho precisa refletir uma real preocupação com o bem-estar mental e físico do funcionário, fatores que afetarão o seu bom rendimento e sua produtividade. Para isso, é importante analisar o tamanho do espaço disponível e dimensionar quantas pessoas o ocuparão, além de estar atento ao nível hierárquico delas e às atividades que serão desempenhadas pela equipe.

A partir dessa análise e a fim de contribuir com a boa comunicação entre a equipe, é possível definir como será organizado o espaço da melhor maneira, quantas mesas serão colocadas, entre outros aspectos importantes que requerem especial atenção. Um bom fator a ser considerado é em relação à acústica: caso o ambiente tenha muitos ruídos que atrapalham o rendimento dos funcionários, é essencial que seja providenciado o isolamento nas paredes.

A iluminação e a decoração

É certo que uma boa iluminação no ambiente de trabalho interfere diretamente na produtividade do funcionário. A baixa iluminação pode causar fadiga no colaborador, prejudicando o seu sistema nervoso. Assim, ele terá uma má qualidade nos seus afazeres, colocando em risco, ainda, a sua própria saúde visual.

Objetos e acessórios decorativos também costumam ser utilizados, em nossas casas, para propiciar conforto e aconchego. E por que não leva-los também para o ambiente corporativo? Assim, é necessário apostar em tapetes, quadros e cortinas, que, ao mesmo tempo que se constituem em elementos simples, podem estar presentes em qualquer empresa e/ou escritório.

Contar com a ajuda de um profissional que perceba como o ambiente de trabalho pode ser decorado é essencial. Ele entenderá qual é o seu nicho de atuação e qual decoração estará de acordo com as suas necessidades, oferecendo um lugar agradável e que aumente a produtividade.

Percebeu como a preocupação com um bom ambiente de trabalho pode ser crucial para o aumento da produtividade dos funcionários? Seguindo essas dicas simples, é possível oferecer à sua equipe um local aconchegante para trabalhar, trazendo ganhos para sua empresa e para a saúde dos colaboradores.

Para ver outros posts da arquiteta Suellen Montenegro, clique aqui

 

 

    Fotos:

Notícias Relacionadas

Entre em contato com o Casa Estilos:

Horário de Atendimento:

De Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00 e Sábados das 09h00 às 12h00

Telefones

(83) 9 8737 0365 / (83) 9 9657 6221